Ao tentar realizar o envio um e-mail através do Outlook você pode acabar se deparar com a seguinte mensagem de erro:

Task ‘[email protected] – Sending’ reported error (0x8004210B) : ‘The operation timed out waiting for a response from the sending (SMTP) server. If you continue to receive this message, contact your server administrator or Internet service provider (ISP). The server responded: 501 Too many syntax or protocol errors’
Traduzindo:
A tarefa ‘email@meudomínio.com – Enviando’ relatou o erro (0x8004210B): ‘A operação expirou esperando uma resposta do servidor de envio (SMTP). Se continuar a receber esta mensagem, contacte o administrador do servidor ou o fornecedor de serviços de Internet (ISP). O servidor respondeu: 501 Muitos erros de sintaxe ou protocolo’
Esse erro também pode ocorrer em combinação com os erros 0x800CCC0F, 0x800CCC78 ou 0x8004210B do Outlook como por exemplo:
Task ‘Mailer – Sending’ reported error (0x800CCC0F) : ‘The connection to the server was interrupted. If this problem continues, contact your server administrator or ISP. The server responded: 501 Too many syntax or protocol errors’
Traduzindo:
A tarefa ‘Mailer – Sending’ relatou um erro (0x800CCC0F): ‘A conexão com o servidor foi interrompida. Se o problema persistir, contate o administrador do servidor ou ISP. O servidor respondeu: 501 Muitos erros de sintaxe ou protocolo’
Por que esse erro ocorre e como corrigi-lo?
Na maioria dos casos o erro 501 de sintaxe ou protocolos do Outlook estão relacionados a inserções de caracteres irreconhecíveis ou não interpretáveis pelo software no endereço de e-mail para a qual a mensagem é endereçada.
Ocorrem com mais frequência quando o usuário copia um ou mais endereços de e-mail de um lugar e os cola no campo destinatário ou no campo “cc” do e-mail a ser enviado.
Na maioria das vezes trata-se de:
- Aspas: ‘ ou ‘
- parênteses quebrados: < ou >
- colchetes: [ ou ]
Ex: [email protected]> ‘[email protected]‘ [[email protected]]
A inserção correta do endereço de destino é: <[email protected]> ou [email protected] sem as aspas ‘ ‘.
Identificando algum caractere especial ou parênteses quebrados, basta corrigir e/ou remover do endereço. Lembre-se de usar o ponto e vírgula (;) para separar um endereço de outro.
Certificando-se que todos os endereços estão corretos solicite ao programa o reenvio do e-mail.
Verifique também se o endereço de e-mail já não está cadastrado na agenda do seu programa (Outlook), se já estiver cadastrado você deve corrigi-lo, caso contrario o e-mail sempre será adicionado com o erro.
O seu IP pode ter sido bloqueado pelo Firewall por conta desse erro, para conferir siga as instruções do tutorial abaixo:
Desbloqueio de IP pela Área do Cliente
Qualquer dúvida acione o nosso suporte em nossos canais de atendimento através do chat em nosso site, ou abrindo um ticket de suporte em sua área do cliente.